QUER DIVULGAR SEUS CORDÉIS OU ADQUIRIR ALGUNS EXEMPLARES, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. Preço especial para revenda.

 

 

BIOGRAFIAS

 

GUAIPUAN VIEIRA, n. 11-09-1951 - Teresina (PI). Filho do poeta folclorista e indianista Hermes Rodrigues Cardoso Vieira e de Maria José Sousa Rodrigues. Cordelista, xilógrafo e radialista. É graduado em Teologia, pelo Instituto de Ciências Religiosas/CE – ICRE. Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/CE. É funcionário da Receita Federal. Membro da Associação Cearense de Imprensa. Membro da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará. Fundador e presidente do CECORDEL - Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste. Aos dezesseis anos já improvisava versos, mas fora duramente repreendido pela mãe, pondo fim a carreira de cantador. Desde 1976 se dedica à literatura de cordel.  Em 1984, estreou na Ceará Rádio Clube, com um programa sertanejo, destacando a poesia popular. Integra a equipe de locutores da Rádio Pitaguary-AM 1340. Eleito em 2009 para Academia Brasileira de Literatura de Cordel –ABLC, também detém a medalha Leandro Gomes de Barros, outorgada pela ABLC e o “Prêmio Ceará de Literatura de Cordel”.  Recebeu da Casa de Arte ASAUF (UFC) o certificado “Cidadão 92", destacando-se como poeta da resistência, por ter contribuído com o Movimento de Poesias do Ceará do Pólo Cultural do Benfica. Cordéis que focalizam o apocalipse figuram no corpo da tese de doutorado da professora Emmanuelle Delebosse, da Universidade Antilles Guyane, de Martinique, França.  Suas obras foram temas de estudo na Université de Sorbonne, no colloque international du CRICCAL. (Mémoire et culture em Amérique latine Paris III, 25,26,27 octobre 2002,lère série). Autor de canções gravadas pelos repentistas Antonio Jocélio e Zé Vicente. Em abril de 2003, através de Requerimento Nº 0842/03, de autoria do Vereador José Maria Pontes, recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza “Votos de Congratulações” pelo lançamento de seu mais novo folheto, que trata da guerra declarada pelos Estados Unidos à nação iraquiana, e que tem como título “Monstro americano destrói inocentes no Iraque. Bibliografia: “Canta Cordel” (2000); "Folclore Piauiense", (1977, apostila); "Festa na Roça” (1978, comédia folclórica). Cordéis, vários.

 

 

 

PARDAL (Gerardo Carvalho Frota) – n. 1957 - Campo Maior (PI). Escritor, Poeta cordelista e trovador. Filósofo com especialização em Tecnologia Educacional. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Cerá – UFC -  em 2004. Em 1991 foi agraciado com o 1 Lugar com o folheto “A Morte da Naureza” em concurso promovido pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC.  Premiado nos Jogos Florais da União Brasileira de Trovadores – UBT nos anos de 1992, 93, 94, 95. Em 1994, foi classificado entre os doze primeiros colocados do Prêmio de Literatura de Cordel do Ceará, promovido pelo Governo do Estado, com 120 concorrentes. Os trabalhos vencedores foram editados pelo Governo do Estado. É um dos fundadores do CECORDEL, em Fortaleza (CE). Bibliografia: “Francisco do Povo - ontem e hoje” (1987), Editora Vozes. Autor de mais 70  folhetos e romances de cordel dentre eles,  Guerra dos Bárbaros e A Voz que Canta o Sertão, A Morte da Natureza, Marcados para morrer pela terra, A morte da pena de morte. Tem muitos dos seus cordéis publicados em jornais locais, revistas de circulação nacional e em monografias. Por ex., “A morte da pena de morte”, na Revista Família Cristã, e “Pra combater a dengue o remédio é a prevenção”, na revista do Professor, todas de São Paulo. Participou das Bienais do Livro acontecidas em Fortaleza(CE).

 

Vânia Freitas (Maria Vânia F. de Alencar Carvalho Frota)cordelista, trovadora, atriz, nasceu 1948, Fortaleza (CE), Filha do poeta Alencar (1905-1959). Licenciada em Letras, com especialização na área da de administração pública. Embora tenha abraçado a literatura de cordel há alguns anos, é possuidora de rica poética. Vários títulos publicados, desses muitos são citados em artigos de jornais e em monografias. Tem os cordéis “Viva mais alegre saudável com a plantas medicinais” no Livro “Romaria de Versos” de Francisca Pereira dos Santos (Fanca), Expressão Gráfica e Editora Ltda, Fortaleza(CE), 2008; “Do pau de arara à presidência da República” no livro “Lula na Literatura de Cordel”, editora Imeph, Fortaleza (CE), 2009. Também desenvolve a técnica de arte plástica. Como cordelista representou o Cecordel em 2005, no 1º Congresso Internacional de Literatura de cordel em João Pessoa, Paraíba. Ainda em 2005, representou no  Congresso Cearense de Folclore em Limoeiro do Norte(CE). No I Encontro Mestes do Mundo na mesma cidade. Participou do I Encontro SESC-Cordel “Romaria dos Versos” em Juazeiro do Norte(CE).  Esteve presente no II Festival de Trovadores e Repentistas em Quixadá (sertão central).  Participou das Bienais Internacionais do Livro acontecidas em 2006 e 2008 em Fortaleza(CE). Em 2007, Recebeu a estátua de São Gonçalo no III Festival de Trovadores e Repentistas em Senador Pompeu(CE). Ainda em 2007, participou do III Encontro em Limoeiro do Norte(CE). Neste mesmo ano, recebeu o I Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero na Cultura Popular Nordestina em João Pessoa(PB). É esposa do poeta cordelista Gerardo Carvalho (Pardal).

 

FALE CONOSCO

Cecordel@yahoo.com.br
Pardalcordel@yahoo.com.br
Guaipuancordel@yaoo.com.br